Random: Não alimente os trolls




Oi, amigos, como estão? Espero que estejam bem pq eu não tô muito legal não =/

Antes de tudo tenho que dizer que eu enfim tomei vergonha na cara e fiz um Instagram pra esse blog (segue ele aqui). Também tenho que dizer que ainda não tô sabendo lidar com o caos que foi a semana passada (vcs devem ter visto, então vou me poupar do trabalho de fazer resumão aqui). E também que eu continuo perdida com esse negócio da Marvel querer botar o Capitão América pra trabalhar pra Hydra. E tô apaixonada por esse vídeo aqui da Flo visitando um hospital de Austin <3. Aliás, tá sabendo que o How Big How Blue How Beautiful já fez um ano?! Pois é, mais coisa com a qual não tô conseguindo lidar. São tantas coisas que não couberam nos favoritos de maio...

Além disso o tempo mudou de uma hora pra outra (coisa que não devia surpreender nenhum brasileiro, mas eu nunca aprendo mesmo) e as minhas alergias resolveram despertar. Resultado? Tosse e garganta arranhando a semana inteira pra encerrar o mês com chave de ouro. Felizmente, tô um pouco melhor hj a não ser pela tosse que é sempre a última coisa a ir embora.

Mas eu não vim aqui pra reclamar e sim pra falar de uma coisa que todo mundo já devia estar cansado de saber mas parece que não: como ser feliz sem abrir mão da internet.

Esse título esquisito que eu escolhi pro post é uma frase que vou levar comigo pro resto da vida, e acho que seria bom se vc também levasse.

Pensa na seguinte situação: vc tá no meio de uma floresta enorme, ao relento, na companhia de uns amigos queridos, e como a noite tá chegando vc sabe que o frio vai aumentar. Daí vc acende uma fogueira pra manter o grupo aquecido e quem sabe até animar o pessoal a contar uma boa e velha história de terror, mas o que acontece na real é que a sua fogueira atrai um troll selvagem de boca suja e cabeça vazia pra cima de vcs todos! E agora, o que vc faz?







Um episódio assim tem mais chances de acontecer na Terra Média, é verdade, mas a situação não é familiar? Já não aconteceu de vc dizer algo com determinada intenção e obter um efeito completamente oposto ao que vc queria? Na internet, vc deve ter percebido que isso é terrivelmente fácil de acontecer.

Vamos supor que vc e os teus amigos estão numa conversa animada numa rodinha ou num grupo da rede social, aí vc escreve alguma coisa inocentemente esperando ter contribuído pra uma interação saudável, quando de repente algum babaca aparece do nada comentando bobagem, dizendo algo que não tem nada a ver com o post ou xingando aos quatro ventos sem nenhuma razão. Vc pode não ter passado por isso (ainda), mas com certeza conhece alguém que passou, e vcs sabem o quanto isso é desagradável.

Pois no idioma da internet, trolls são esses imbecis que fazem isso. E ninguém está livre deles (nem eu que tô escrevendo esse post e modero os comentários de cada mortal que passa por esse blog). Em vista da incidência apavorante de ataques de trolls pelas internets, eu diria que o meio ideal, infalível, de não topar com nenhum deles é abrir mão da rede. Mas hj isso é impossível: a gente precisa estudar, trabalhar, se divertir e se comunicar, e boa parte dessas atividades atualmente depende de internet. Então o melhor que há a fazer é se proteger.

E tem como se proteger? Of course, darling. Caso contrário, eu não estaria aqui escrevendo esse post.

Em primeiro lugar, pra se proteger de um inimigo vc tem que conhecê-lo. E aí vai uma coisa interessantíssima sobre os trolls: o maior poder deles é também a maior fraqueza. Os trolls dependem (e MUITO) da atenção que as pessoas lhes dão pra continuar trollando. É, vc nunca reparou que quando algum deles posta alguma bobagem, chovem dislikes e respostas raivosas/xingamentos/ameaças? Isso acontece pq é muito difícil conseguir ignorar uma idiotice, ainda mais quando o post é seu. Só que quanto mais as pessoas se ocupam em responder a trollagem, mais estão dando ao troll aquilo que ele quer: atenção. Enquanto vc tá aí respondendo, argumentando e se descabelando por causa de uma bobagem postada por uma basic people, essa mesma basic people tá se refestelando com o teu sofrimento (ui, falei difícil), de boas atrás da tela do PC, só rindo da importância que pessoas decentes como vc estão dando pra ela.

Mas isso não aconteceria se o comentário do troll passasse despercebido (leia-se ignorado como uma idiotice merece ser). O maior poder dele se tornaria sua maior fraqueza.

Entendes onde quero chegar?

Então, da próxima ver que vc estiver à toa na internet e avistar um troll, não o alimente. Não dê atenção a ele, não argumente, não responda. Use block, hide ou qualquer outra arma que não envolva contato direto, e esqueça que ele apareceu naquele post. A força do troll diminuirá em função das ignoradas que ele levar.

O seu sono será o que vc poderá chamar de reparador. E a sua cabecinha, junto das suas contas nas redes sociais, ficarão limpinhas.


Um beijo e até o próximo post! =)


Image Map



Comentários

  1. Adorei a comparação! hahaha
    E é completamente verdadeiro isso. :)
    Precisamos parar de dar atenção às coisas negativas.
    Vamos focar naquilo que realmente importa: a troca, o aprendizado nos blogs! o/
    Ps: já estou seguindo o instagram! haha
    www.plataformaviajante.com.br
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse povo que faz isso me parece bem monstruoso, mesmo kkkkkkkk Negócio é deixar eles pra lá e focar no que é positivo, como vc disse! Ah, eu também tô te seguindo! Um beijo!

      Excluir
  2. Gostei muito da analogia que você fez! Merece palmas haha. É bem assim que acontece!
    Você escreve uma coisa com a intenção X, muita vezes está tudo muito bem claro lá, aí vem fulano que não sabe interpretar um texto ou quer causar mesmo e sai afirmando coisas que você nunca disse e pensou e você fica tipo "qual é o seu problema?". Sim, eles querem atenção. Ignorar é sempre bom, em todos os âmbitos, não só na internet, mas pessoas desse tipo merecem ser ignoradas sempre. Só assim pra se sentirem mais frustadas do que já realmente são.
    Beijos

    www.juhlihipy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na internet é um pouco mais fácil de ignorar essas pessoas, mas na vida real elas merecem mais isso, mesmo, Juliana! Vc tem toda razão! Um beijo!

      Excluir
  3. Realmente,eu tenho muito medo desses idiotas aparecerem em alguma rede social minha,mas como tu disse,ignorar é o melhor a fazer e na vida real também,ignorá-los até os próprios se tocarem de tamanha idiotice e virarem "gente de verdade"!Comparação muito boa e é por isso que para falar sobre alguma coisa,eu sempre procuro ter bastante conhecimento sobre,para não cair na conversa desses idiotas.Beijo!

    https://guriadaescrita.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhecimento é super importante, mesmo! E quanto menos gente der atenção a essas pessoas, mais fácil será "limpar" as redes sociais! Um beijo!

      Excluir
  4. Concordo completamente com o que você falou no seu post. Esses trolls só querem ibope, só querem atenção. Por mais raiva que a situação ou o comentário desagradável cause, não vale a pena perder cabelos por algum desocupado.Por mais difícil que seja, isso vale pra vida real. Ignorar é a solução! Enfim, gostei muito da comparação que você fez e do post.
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No fim das contas, eles acabam por nos ensinar o quanto é importante ter autocontrole na internet, Andressa! É muito chato que eles estejam por aí, então o melhor mesmo é não deixá-los destruir nosso humor!
      Um beijo!

      Excluir
  5. Melhoras, linda! Internet é um mundo complicado de lidar, mas é isso mesmo que você falou, melhor não dar muita moral.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Angélica, mas hj já tô bem melhor! <3 E é isso mesmo que a gente tem que fazer, nada de dar moral pra troll nojento!
      Um beijo!

      Excluir
  6. Isso é bem verdade! O melhor jeito de lidar com trolls é ignorando, mas também é importante saber que nem todo mundo tem saúde mental para ler/ouvir os comentários maldosos dele e simplesmente deixar pra lá. É muito importante priorizar a própria saúde e saber que as funções de "block", "unfollow" e "report" existem para esses casos e devem ser usadas também.

    Ah e a imagem que você tá usando no seu perfil é desse artista do deviantArt (http://kuvshinov-ilya.deviantart.com/). We-heart-it e Tumblr não são creditáveis e uma simples busca reversa de imagem - o google faz isso - já vai te dizer de onde a imagem veio.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem lembrado, Mayara! Parece que as pessoas têm um certo receio de usar essas ferramentas, mas elas estão ali justamente pra nos proteger e manter a rede social limpa e organizada! Por isso mesmo que minha lista de block é quase maior que a de amigos! kkkkk
      Ah, e muito obrigada por avisar sobre a imagem! Terminando aqui as repostas, já vou tirar ela daí!
      Um beijo!

      Excluir
  7. Oi, Deborah! Gostei muito da analogia usada. Realmente tem muitas pessoas sem noção na internet. Eu acompanhado às vezes alguns comentários nas redes sociais, principalmente em postagens um pouco polêmicas e sempre tem um desses. Geralmente ignoro, como você mesma aconselhou. A pessoa na maioria das vezes só quer atenção. É aquela coisa, se ele não tiver platéia, vai achar uma chatice e vazar. Bem, pelo menos na maioria das vezes. Obrigada pelo conselho, viu?
    Um beijo.
    www.janeladesorrisos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Thaís, alguns posts podem ser polêmicos, mas no geral tratam de assuntos importantes, que precisam ser mais discutidos, e é aí que os trolls aproveitam pra disseminar ódio! Por isso quando vejo um post com temática polêmica, já evito os comentários! haha
      Um beijo!

      Excluir
  8. Oie, tudo bem? Concordo plenamente. A maioria das pessoas costuma fazer justamente o contrário, fica alimentando maus pensamentos, estimulando discórdia, arrumando confusão, além de aumentar o ódio gratuito. As pessoas atualmente ficam chateadas, com raiva muito fácil, alguém que pega vaga, corta a frente, ou simplesmente não responde no whats haha É preciso ignorar e deixar pra lá, e só cultivar boas energias. Beijos, Érika ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim, Érika, e contigo? O que vc disse é verdade. Parece que hj exite uma tendência a se cultivar sentimentos ruins e por isso qualquer atitude inconsequente por menor que seja acaba servindo de válvula de escape pra toda essa negatividade! E daí que vem o "poder dos trolls"! É preciso tomar cuidado pra não alimentar esse poder sem querer!
      Um beijo!

      Excluir
  9. Eu li uma coisa hoje na internet que achei bem real.
    Você é aquilo que você espalha e não o que você junta.

    Vc espalha amor, quem tiver afim de receber amor vai entender e receber, mas se a pessoa estiver afim de inttriga, ela vai encontrar... não importa o que esteja escrito.
    O melhor a se fazer é abstrair, com certeza.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma lei física essa aí, Sabrina! Aquilo que a gente espalha é o que a gente recebe de volta! Uma hora ou outra a coisa vai se aplicar aos trolls!
      Um beijo!

      Excluir
  10. Esses tipos de pessoas estão em toda parte. Realmente é difícil ignorar quando é em algo seu, mas como muito se fala "a melhor resposta para um idiota é o silêncio". Sigamos esse princípio para que possamos nos livrar deles.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como dizem, Maryanne, o silêncio responde até o que não foi perguntado! É de silêncio que os trolls precisam, não d atenção!
      Um beijo!

      Excluir
  11. Perfeito! É um saco quando aparecem esses trolls por ai na internet, e realmente o melhor a fazer é ignorar, porque quanto mais dar corda, mais continuam.. aprendi isso quando tinha um primo que só me incomodava e eu ficava hiper estressada, depois vi que tinha que parar de me importar e ele foi parando de fazer coisas irritantes. Mas o problema é que tem MUITA gente que alimenta eles, então, eles infelizmente andam "livres" por aí! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! O maior prolema são mesmo os números, Elô! Se mais pessoas agissem como vc, mais limpa a rede ficaria! Então façamos a nossa parte, ok?
      Um beijo!

      Excluir
  12. Infelizmente esses trolls estão cada vez mais presentes nas redes sociais e até nas nossas vidas!
    Ignorar nem sempre é fácil, mas é preciso pois revidar sempre acaba dando dor de cabeça!
    Adorei a comparação que fez chamando de "trolls"! hahahaha Ficou ótimo!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte mais complicada é mesmo quando eles não se limitam à tela do PC pq nesse caso não dá pra desligar, né? Mas realmente, revidar não é o caminho, vc está certíssima! Essa comparação aí nem foi ideia minha, aliás, já tava aí quando criei esse blog kkkkkkk
      Um beijo!

      Excluir
  13. Números sempre são um problema. Gostei muito da comparação rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Larissa, principalmente qd se trata do que não presta kkk Quanto à comparação, o crédito é todo do Sr. Tolkien *-* Um beijo!

      Excluir
  14. Olá Deborah, tudo bem?
    Gostei bastante do seu post. Já recebi a visita desses "trolls" em um blog antigo. Por ser meio bobinha, sempre acabava me irritando e respondendo os benditos e sempre que possível eles voltavam. Passado algum tempo, aprendi a não dar bola e simplesmente excluía os comentários que recebia em meus posts e largava para lá. Infelizmente na Internet há muitas pessoas que apenas querem levar a melhor distribuindo ódio por aí. O que falta nessa galera é vergonha na cara, pois na maioria das vezes são anônimos. Se tem tanta coragem pra sair por aí falando asneira, por quê não mostrar a cara?
    Adorei seu post!
    Beijos :*

    http://midnight-skies.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso que fico pensando, Gaby! o anonimato torna as pessoas mais selvagens, como disse certo professor meu. quando não são um perfil fake, é algum anônimo fazendo isso! Mais um motivo pra não dar trela! Um beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Essa é a box de comentários do A L L M I N E !

Allons-Y pra quem tem algo legal pra falar e não quer saber de disqus ou verificação de palavras! A box é do próprio Blogger, mas tá liberada pra todo mundo! Também, quem leu com atenção e tem alguma ressalva, elogio, experiência bacana pra contar e qualquer outra coisa que acrescente ao assunto do post ou tem alguma dúvida sobre o que foi falado, pois eu modero e respondo todos os comentários. Pra saber quando seu comentário foi aprovado, marque a opção “Notifique-me”!

Agora, Bye Bye Beautiful pra vc que só aparece pra jogar link e sair correndo, vem spamar, sai por aí carimbando “Amei!” e “Adorei!” mas não diz nada que acrescente ao post, é a (o) louca (o) do “Segui, segue de volta?” ou é troll e vem aqui ofender, vomitar preconceitos e perturbar os outros leitores com suas artes malignas. Volte para a sombra!

Leram essa semana