Random: Que o caos permaneça ou escrevam como gostais



Oi, amigos, como estão? Espero que estejam bem =)

Hoje vou fazer um post diferente, como se fosse um presente pra tu que é meu leitor há um tempo ou pra tu que chegou agora. Eu quero começar dizendo isso aqui pras moças e pros moços que têm blog:

Da próxima vez que vcs abrirem o editor, a primeira coisa que eu queria que vcs pensassem é: esse blog é meu e eu vou escrever nele do jeito que eu quiser! Porque se eu não posso ser eu mesma (o) aqui, então pra quê que eu criei esse espaço?

Por que eu tô dizendo isso assim, do nada? Não, não é “do nada”.

Um dia desses, eu entrei num grupo de interação muito bom, cheio de gente bacana, e lá eles têm uma parte de avaliação dos blogs dos membros. Como fiquei curiosa, resolvi submeter o All Mine a essa avaliação. Funciona mesmo, o pessoal comenta o que gostou, o que não gostou, onde precisa melhorar, tudo na maior educação.

O negócio começou a ficar chato, no entanto, quando uma das pessoas que avaliou disse que achou o banner “estranho”, mas dando a entender que não percebeu ser justamente essa a intenção. Amigos, o banner é como a imagem do blog de vcs, então ele tem de representar bem o teu objetivo ali. O meu blog pretende reunir tudo o que eu quero, mas sem compromisso com a organização. Pretende ter humanidade, aleatoriedade, e qualquer coisa que seja vista como pouco convencional. Um banner convencional não funcionaria no blog de vcs se a sua intenção fosse essa, né non?

Também disse que o blog era “confuso”, quando a maior parte dos comentários lá (bem como dos comentários que eu recebo dos leitores aqui) dizia que o layout era organizado e clean. Vai entender.

E como não bastasse, ainda falou sobre as abreviaturas (vc, pq, etc), dizendo que isso não era legal porque “dava a impressão de erro”. Mas como assim, num blog pessoal? Gente, eu sei que nem todo mundo consegue lidar bem com abreviaturas, internet stuff, etc, e eu mesma demorei pra me acostumar com isso, mas por que diabos eu me incomodaria em usar norma culta num blog pessoal? Gente! Sensação de erro é tu encontrar um texto com "concerteza" e "agente"! (Batman, mostra isso pro Clark que ele sangra pelos olhos na hora).


Pra quem não sabe, eu também sou ~aloka~ da gramática e sei (muito bem, diga-se de passagem) usar a norma padrão. Acontece que, como vi num post muito bom sobre o assunto, isso aqui é um blog, não redação de ENEM. E além do mais, um blog pessoal, indie, alternativo (sempre classifiquei ele assim). E como toda coisa alternativa, a estranheza e a quebra do padrão é a marca que esse blog carrega. Nada de muita "fofice", nem excesso de organização. O diário de alguém, no estado mais bruto, por acaso é exemplo de perfeição em cada ponta?



Foi mais ou menos asim que eu fiquei quando me deparei com aquela ~avaliação~


Pessoal, eu não tô dizendo tudo isso pq eu não saiba lidar com uma simples crítica. Eu só queria mesmo falar com alguém sobre isso, e o melhor lugar seria aqui no blog, óbvio. E também pq eu quero dizer pra vcs que o fato de alguém achar o que é ou não melhor pro teu trabalho não significa necessariamente o mesmo que vc acha que o blog precisa.

Eu poderia citar N exemplos de blogs pouco convencionais pra vcs, mas eu quero que vcs terminem de ler esse post ainda hoje, ok? Aí vai:

Existia um blog maravilhoso de música alternativa chamado XXME, escrito pelo Lucaz (infelizmente ele encerrou o blog, senão deixava o link pra vcs verem), e esse era um blog em tudo caótico. As fotos todas em preto e branco, o maior descuido com as larguras e um banner que era na realidade uma foto enorme do Macaulay Culkin coberta por um desenho feito no Paint. E ainda assim, era lindo de se ver e de se ler! Tudo ali passava exatamente as intenções de quem o escrevia, aquele tipo de blog que te dá a sensação de apresentar o autor melhor do que um encontro cara a cara na fila do mercado.

Um outro blog que ainda existe e que é um dos meus favoritos é o BMRTT, da Bárbara, e uma das primeiras coisas que me chamou atenção nele (e é o motivo principal de eu amá-lo) é o estilo de escrita bem intimista, humorado, da autora. Ela não tá nem aí pra palavras cultas e toda essa coisa phina, sabe? É a coisa mais confortável vc abrir um post novo lá. E é por ter entrado em contato com o blog dela que comecei a pensar que devia me libertar e escrever como eu achasse melhor no meu próprio blog, afinal, pra que escrever de um jeito que não te conforta?

Tendo em vista tudo isso, amigos, amigas, colegas blogueiros, continuem na liderança dos seus próprios trabalhos e entendam que é impossível agradar todo mundo. Às vezes, os conselhos parecem duros (até injustos), mas não daria pra gente crescer se não existisse a opinião alheia. Só que escutar os outros não significa abrir mão da autenticidade.

Então, se vc gosta de usar abreviatura nos teus textos, use sem medo. Se vc gosta de cores nos gadgets, saiba usá-las. Se o teu banner é fofo ou trevoso, pense no objetivo do teu blog e veja se ele funciona de acordo. Funciona? Então, mantenha-o. Tu escreve usando a norma padrão e gosta disso? Continue. Mas e se a tua escrita é mais caótica que a música do Crystal Castles? Continue, ora! Escreve na terceira pessoa na descrição de autor e não gosta de postar foto sua?

Sem problema. O blog é teu.

Agora, vai lá, abre o teu editor e diz: o blog é parte de mim, e é assim que eu quero que ele seja.

E eu espero que o post de hoje tenha ajudado vcs, e me desculpe por ter feito textão, mas às vezes é preciso hahaha



Um beijo, e até o próximo post! =)



Comentários

  1. Parabéns pelas colocações, também acho que se é blog pessoal você pode usar palavras abreviadas, até porque essa é considerada a linguagem da internet, não é?! E sim você escreve muito bem, então, desde que você tenha certeza que está cumprindo com o que pretendia com o blog mantenha-se assim, só mude o que você achar que é relevante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Luana! Pois então, essa não é justamente a razão do termo "pessoal"? Se os blogs são como os nossos diários, então não faz sentido que eles não sejam parecidos com a gente! O negócio é vc se manter fiel à proposta com a qual criou o blog, mesmo que isso queira dizer não se adaptar a uma moda ou padrão. Se vc não consegue mais manter a proposta, é hora de passar pra outro projeto!
      um beijo!

      Excluir
  2. Oi! Tudo bem?
    Acho que o mais bacana de ter blog é exatamente isso: passar a sua mensagem por meio de cada detalhe. Aqui é tudo tão seu (começando pelo nome do blog) que dá a impressão de, literalmente, estar num mundo que é seu. Também gosto de ser totalmente eu mesma no meu blog, minhas amigas até acham engraçado porque elas leem meus posts e se sentem conversando comigo, haha.

    Gostei muito do textão! Parabéns pela coragem de ser sempre você mesma, continue assim!

    Beijinhos,
    www.julietaemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Lillian! Nesse caso, fico feliz desde já, pq assim o blog atingiu o objetivo! Quando as pessoas entram aqui, quero que elas saibam que vão me conhecer melhor pelos posts do que por outro meio, e é muito ver que isso é possível! E é bem engraçado quando a gente lê o que os amigos escrevem e parece até ouvir a voz deles kkkkk
      Um beijo!

      Excluir
  3. Olá Deborah!
    Menina, amei seu texto~desabafo (hehe)! E olha você escreve muito bem viu, você me prendeu até o final! ;) Devias escrever um livro, hehe. Mas hey, tudo o que você colocou é muita verdade! Hoje em dia, os blogs estão ficando cada vez mais "profissionais", impessoais, distantes, que você nem sabe quem é a pessoa que está ali por trás escrevendo. Afinal, pelo menos na minha opinião, blog é pra ser um diário público e é pra ser do jeitinho daquele que o escreve ^^ Mas enfim, cada um faz o que quiser com seu blog, sendo ele profissional ou super pessoal. Realmente, algumas pessoas não sabem ajudar nem mesmo lhe dar uma crítica construtiva. Mas menina, continua nesse pensamento! O blog é teu e nunca mude a personalidade dele (ao menos que VOCÊ queira) por causa da opinião ofensiva de outras pessoas maldosas.

    Parabéns pela sua atitude! Irei visitá-la mais vezes! Já curti sua fanpage também :33
    Beijinhos da Sarah,
    http://pequenomundodesarah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sarah! Mt obg! Fico feliz (e aliviada) de saber que o texto não te cansou (desde que eu soube o que era internet/rede social, tive que aprender a me controlar pra não fazer textão em tudo quanto e lugar kkkk). Mas o que vc falou é muito verdade: hj os blogs estão mt longe daquilo que eram, muitos deles a gente visita e nem se sente "em casa", por isso quando a gente um blog que é mais pessoal, descontraído ou com alguma característica que o torne alternativo, distante do padrão, é melhor se agarrar a ele! As críticas nem sempre são maldosas, mas às vezes passam a impressão errada talvez pq a pessoa que a fez não entenda por completo o objetivo/conceito do trabalho alheio. Ou pelo menos, eu prefiro pensar assim (é triste pensar coisas ruins dos outros, né?)
      P. S.: eu vi que tu curtiu a page, valeu!!! Esperonão decepcionar! =D

      Excluir
  4. Oi, tudo joia?
    Então, o seu texto é muito bom e bem colocado...
    Achei superr valida essa questão de sermos nós mesmos. O nome do meu blog remete a isso e deixo bem claro na descrição que "o blog tem a minha cara, é a minha casa e escrevo o que gosto", aos que se sentem a vontade lendo ele, são super bem vindos... Um blog pessoal é isso, não somos obrigados a agradar a todos né?! ahahah
    bjsss

    www.retratodaiaia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo joia, e contigo? Quando entrei no teu blog a primeira coisa reparei foi o banner, que é mt lindo, e gostei do nome. aliás, blog é pra ser um retrato do autor, não é? Aqui o pessoal que vem é sempre bem vindo também, e é melhor ainda qd entendem que esse é o meu apê e na decoração quem manda sou eu kkkkkk E assim como na vida real a gente não agrada a todo mundo, na internet isso também não é possível (parece, mas não é)!
      um beijo!

      Excluir
  5. Oi xará! Então, gostei muito do que você falou. Eu também já submeti meu blog a essas avaliações e tiveram coisas que eu não concordei e algumas até não gostei. Acho que se o blog é nosso, tem que ter a nossa cara e ser do jeito que a gente gosta. Algumas coisas são meio que "imperdoáveis" como erros graves de português, mas quanto a layout, banner, assuntos, isso cada um tem que fazer de acordo com o que gosta.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e aí xará, td bem?? Essas avaliações tem seus lados bons e ruins, os bons é que vc consegue aprender conhecendo o ponto de vista dos outros, mas o ruim é qd alguém ou não consegue ou não se interessa em entender o conceito do teu trabalho e julga sem essa base, e eu tive a sensação de que foi isso o que aconteceu (espero por Deus que não, mas qd respondi à avaliação não tive nenhum retorno do autor da mesma). Existe uma diferença entre dizer o que não está bom e precisa de melhoras e vc achar que algo precisa ser corrigido só pq não obedece a um padrão!
      Um beijo!

      Excluir
  6. Adorei o texto! ^^
    Acho que é exatamente como me expresso! Já até fiz no Blog alguns textos falando sobre isso de nunca deixarmos de ser nós mesmos e não deixar nada interferir ^^
    Bjss <3

    www.lekamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leka! Esses textos são os mais acessíveis e os melhores de se escrever, não é? Pretendo fazer mais desses daqui pra frente, mas não tanto em relação à vida de blogueira rs A propósito, eu gosto mt do teu blog, o teu gosto por mapas é mt amor! Um beijo!

      Excluir
  7. oie tudo bem?
    eu amei o texto, acho super valido ser voce mesma! o nome do seu blog passa isso, entaão minha linda, vamos ser feliz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vick, eu amo o nome que escolhi pra esse blog e sempre pensei o que os leitores achavam dele, mas agora tenho a resposta! Então, bora ser feliz todo mundo junto =D Um beijo!

      Excluir
  8. É isto ai garota, o espaço é seu, é sua cara sim e para isto que se tem "seguidores", ou seja, segue quem tiver afinidades, identificações, mas lembre se, você entrou na "brincadeira" e estava sujeita a tudo, inclusive a opinião de alguém que poderia rolar pelo blogger sem entender o que realmente ele era. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso que eu penso, Ana Paula, a gente segue o que gosta, no fim das contas! Mas como tinha dito antes, essas avaliações tem os lados bons e ruins, eu já sabia que podia dar treta mas mesmo assim entrei na dança kkkk Um beijo!

      Excluir
  9. Acho engraçado essas coisas. O que me pareceu é que as pessoas não tinham o que comentar sobre o blog e pegou coisas aleatórias. Como você mesma disse, eles se contradiziam. Se aqui é um blog pessoal, que você posta coisas sobre você e o que você gosta, deve ser do seu jeito. Ele te representa.

    www.viciosdevaneios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Nilzete, fiquei pensando nisso e depois achei até engraçado a contradição! O eu queria era que ficasse a diferença entre avaliar e dizer os pontos que precisam de atenção e entender que certas coisas são pra questão particular!
      Um beijo!

      Excluir
  10. Oi, oi Deborah!
    As vezes é difícil ter que lidar com esse tipo de situação, mas anyway, eu só não me importo muito com esse tipo de coisa hsuhauhsa
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil mesmo, Dani, mas como tu disse, não se importar ajuda muito kkkk Um beijo!

      Excluir
  11. Cara, adorei seu post, sério mesmo. A forma como você coloca as coisas é ótima, e para um blog eu não vejo motivos pra escrever tudo perfeitamente e tal, tem que ser do jeito que é mesmo!
    Fiquei até emocionada :'D Amei!
    Beijos <3

    www.by-unicorn.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, mt obg por comentar mas principalmente, por entender! Não faz o menor sentido ter um blog perfeitinho mas que não reflete a pessoa que tu é, né? Um beijo!

      Excluir
  12. primeira coisa: pode me dizer que grupo é esse?
    segunda, seu texto está maravilhoso *-* o blog é seu e você escreve e deixa o layout do jeito que você quer! não entendo porque se incomodar com abreviaturas, sendo que as usamos diariamente nas redes sócias :/ às vezes, eu coloco palavras completamente sem sentido nos meus textos e se alguém não gostar, eu simplesmente ignoro; que bom que você também não liga pra isso :)
    beijos :*
    http://memorialices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Luana, eu também não sei como dá pra se incomodar co abreviaturas num trabalho pessoal que circula pela internet! I N T E R N E T ! Vê se pode kkkk Isso de colocar palavras diferentonas ou abreviaturas é uma coisa muito particular, sabe? Só queria que alguns entendessem isso ^^ Um beijo!

      Excluir
  13. Oie, tudo bem? Sou daquelas que acreditam que o blog é nosso espaço na blogosfera, sendo assim ele tem que ter o jeitinho que transmita um pouco do que somos. Seja confuso, organizado, fofo, ou mais adulto, o importante é a mensagem que queremos passar. Eu sempre fico preocupada com a opinião dos outros, mas percebi que sempre haverá aqueles que gostam e aqueles que não, vai compreender não é mesmo? Ótimao post! Beijos, Érika <3

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érika, tamo junto! O blog é nosso apê sim, e a blogosfera é uma vizinhança! u.u Se o nosso trabalho não reflete aquilo que somos, então qual é o sentido? Se na internet a ideia é ser livre pra trabalhar como achar melhor, então pq a imposição de padrões? Não, cara. É preciso ser honesto consigo mesmo e com os outros, mesmo aqui! Mas a compreensão, como vc disse, vai de cada um....
      Um beijo!

      Excluir
  14. Olá Deborah, tudo bem?
    Concordo com tudo o que disse em seu post. :) E até acho que sei que grupo é esse, pois algo semelhante aconteceu comigo. Várias pessoas vieram me avaliar, porém, dando críticas duras ao banner, cores, enfim... Fiquei meio mal na hora, mas depois de ter conversado com uma pessoa, notei que não deveria me importar com isso, afinal, o blog é MEU e tem que ter a MINHA cara. Mudei algumas coisas no tema para que as coisas ficassem mais agradáveis.
    Hoje em dia, levo na esportiva o que dizem a respeito do que faço. Escrevo pela diversão. :)
    Eu acho legal abreviações em posts e hoje em dia o que mais encontramos na internet é isso. Cada hora aparece uma coisa nova.
    Beijos :*

    http://midnight-skies.esy.es

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gaby, tudo bem sim, e contigo? Não sei se vc se lembra, mas a primeira coisa que comentei lá no teu blog foi que achei o teu banner a coisa mais linda! E a meu ver ele casou muito bem com o estilo do blog, então qual a razão de mexer, a opinião de uma pessoa aleatória? Never!! Projetos assim tem de ser, antes de tudo, por amor e por diversão! Mas vem cá, tu tá manjando das sutilezas e adivinhou qual grupo em questão? kkkkkk brincadeira!
      Um beijo!

      Excluir
  15. Seu post é um desabafo e uma total vontade de dizer "estou em casa e aqui as coisas são como eu gosto e não como o convidado". Sim, algumas pessoas vão se identificar com seu jeito de encarar as coisas, outras não, é assim em tudo na vida, não há como agradar sempre. Sendo que a grande maioria tem aquele desejo de ver tudo bem arrumadinho, é mais gostoso, mais cômodo, e querem ditar normas. Mas como? Se o diário é seu, você precisa se expressar como você realmente é, se um dia você quiser mudar, também será o seu novo jeito, só isso. Gostei bastante. Desejo muito sucesso !!! bjoo

    Meu Blog Diário
    http://lorenacaribe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Lorena, é um desabafo e um grito ao mesmo tempo! Muitas vezes a gente olha e volta percebe que no momento, o nosso espaço virtual é o único que está como a gente quer, e eu acredito que é justamente o controle sobre ele que atrai tanta gente! Então não dá pra ficar calado quando alguém parece não entender a diferença entre aconselhar e ditar regra! Só que não dá mesmo pra agradar a todo mundo, por isso o respeito é fundamental! Um beijo!

      Excluir
  16. Ahh que demais... sabe eu precisava ler isso...
    Porque eu já estava perdendo a minha loucura de escrever as minhas coisas...A essência de ter meu espaço, meu cantinho pra escrever...

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a autenticidade é uma coisa que a gente não pode se dar ao luxo de perder, né non, Kallyane? fico feliz de saber que o post te ajudou!
      Um beijo!

      Excluir
  17. João (é joao o nome dele?) Cleber/ Kleber (mode on)
    PARA PARA PARA!!!

    tive que parar de ler e já começar a escrever o post.
    "Gente! Sensação de erro é tu encontrar um texto com "concerteza" e "agente"! " só tenho uma coisa a dizer: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Pronto!
    Voltando...
    Se é o grupo que penso que é, não es a primeira a ter treta com essa avaliação e quando criaram queria muito participar, seria algo positivo pra mim, mas tbm pensei em como sou diferente das outras garotas, que mesmo meu blog sendo ainda "padrão" ele não é tão padrão assim. e não queria lidar com esse tipo de crítica que nem é construtiva. por isso não participei!
    talvez um dia, no próximo halloween (vou criar coragem e criar um tema todo em fundo preto e darksão) participe só pra ver as "avaliações" do meu fundo preto kkkk só pra provocar a sociedade mesmo. sou dessas hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher, segredo de Estado, mas te conto tudo por chat kkkkkkkkk Tu não sabe do que se livrou quando decidiu não participar, mas como era a primeira vez que a burra aqui via esse negócio de interação resolvi ir ver como era e ó só no que deu kkkkkkkkk Enfim, se tu soltar as trevas no teu layout me avisa que eu vou apoiar incondicionalmente! <3
      Um beijo!!

      Excluir

Postar um comentário

Essa é a box de comentários do A L L M I N E !

Allons-Y pra quem tem algo legal pra falar e não quer saber de disqus ou verificação de palavras! A box é do próprio Blogger, mas tá liberada pra todo mundo! Também, quem leu com atenção e tem alguma ressalva, elogio, experiência bacana pra contar e qualquer outra coisa que acrescente ao assunto do post ou tem alguma dúvida sobre o que foi falado, pois eu modero e respondo todos os comentários. Pra saber quando seu comentário foi aprovado, marque a opção “Notifique-me”!

Agora, Bye Bye Beautiful pra vc que só aparece pra jogar link e sair correndo, vem spamar, sai por aí carimbando “Amei!” e “Adorei!” mas não diz nada que acrescente ao post, é a (o) louca (o) do “Segui, segue de volta?” ou é troll e vem aqui ofender, vomitar preconceitos e perturbar os outros leitores com suas artes malignas. Volte para a sombra!

Leram essa semana