Blogagem coletiva: Livros que marcaram a minha infância






*Olha eu escrevendo esse post enquanto escuta Leaves' Eyes*


Oi, amigos, como estão? Espero que estejam bem =)

Semana passada fiquei nos corres bem nos dias de postar (que azar desgraçado), então só teve post no comecinho da semana (se vc não viu, veja que assunto legal rolou segunda clicando aqui). Por isso nessa última semana de abril vou abrir exceção e postar as quatro BCs que ficaram faltando.

A primeira é essa do Blogs que Interagem, e o tema que escolhi foi “Livros que marcaram a minha infância”. Vou fazer o post em forma de lista, falando sobre três livros que eu me lembro de curtir muito quando era criança (ou não tão criança assim).


Antes de tudo, um pouco sobre a minha infância como leitora: eu aprendi a ler com 5 anos e desde então essa é uma das coisas que mais gosto de fazer. Uma das lembranças mais gloriosas que eu tenho é de quando a professora da primeira série resolveu pegar livros emprestados da biblioteca e fazer a gente escolher um pra levar pra casa toda semana. Todos os livros dessa lista eu conheci na escola, aliás. Também, quando era criança, os meus gêneros preferidos eram fantasia e contos de fada (e acho que isso não mudou muito mesmo depois de todo esse tempo).






Coleção Disney – Um História Por Dia (Primavera)

Eu não tô lembrada se foi mesmo o da primavera que peguei, mas sei que demorei horrores pra devolver, primeiro pq foi um dos melhores livros que já li, segundo por motivos de esquecimento mesmo (professora devia tá achando que eu não ia devolver mais). Essa coleção da Disney tem 4 livros, um pra cada estação do ano, e cada um deles com uma quantidade de histórias suficiente pra vc ler uma por dia (acho que o título é autoexplicativo, né non?). Os personagens são de todo o catálogo da Disney, desde as princesas até os de outros filmes, tipo os 101 Dálmatas e o Peter Pan, e na borda de cada página tinha uma tirinha, algumas bem engraçadas, e outras que eu só vim entender muito tempo depois (pq eu sou muito tapada quando quero).






Os Presentes da Fada (Charles Perrault)

Esse é um conto de fadas pouco conhecido mas muito interessante, que mostra o impacto que as coisas que dizemos (bem como o modo como dizemos) tem sobre as outras pessoas. Fala sobre duas irmãs, uma gentil e outra mal educada, que tiveram encontros separados com uma fada. A fada apareceu nas mesmas circunstâncias (pedindo água quando cada uma das garotas foi tirar do poço), mas com disfarces diferentes (primeiro como uma velhinha pobre, depois como uma dama bem chique). Os presentes da fada são um tanto bizarros: cada vez que as mocinhas abrissem a boca, elas cuspiriam coisas. Mas o conteúdo do cuspe ia depender de como elas atenderiam o pedido feito pela fada... Já deu pra entender que a vida das duas irmãs nunca mais foi a mesma depois disso, né?

A lição é clara: educação é importante, então meça suas palavras parça.





Fonte da imagem: http://www.travessa.com.br/AS_FLORES_DO_LADO_DE_BAIXO/artigo/0afa07b2-3285-4339-a7a8-0a1f399206d4


As Flores do Lado de Baixo (João Anzanello Carrascoza)

Essa história é mais próxima de um mito do que de um conto de fada, sabe? Conta que nos tempos antigos algumas árvores começaram um processo de crescimento inverso, quero dizer, em vez de crescer pra superfície, começaram a crescer pra dentro, em direção ao centro da Terra. Essas plantas produziram flores muito mais bonitas do que essas que a gente tem aqui em cima, mas o processo de crescimento era imperceptível aos humanos. Isso causou alterações profundas na aparência dessas flores, que são raras e por isso consideradas valiosas até os nossos dias... mas eu vou parar por aqui pra não passar spoiler (se bem que de todos os livros que eu listei, esse aqui é o mais difícil de falar sobre sem dar spoiler).


E esses são três dos livros que conheci na infância e que mudaram de alguma maneira minha percepção de mundo. Eles são também alguns dos poucos que me lembro do enredo, e olha que já faz muito tempo que os li (nem me lembro exatamente quando li, sério). Espero que vcs tenham gostado e me contem se já conheciam algum deles e que tipo de história vcs curtiam quando eram pirralhos XD


Um beijo e até o próximo post! =)




Comentários

  1. Olá Deborah, tudo bem?
    Adoro posts nostálgicos! ♥ Infelizmente não tive contato com nenhum dos livros que você mencionou. Quando criança, gostava de ler clássicos da Disney como, por exemplo, Cinderela, Bela Adormecida e por aí vai. Ah! E por coincidência, também aprendi a ler aos cinco anos.
    Beijos :*

    http://midnight-skies.esy.es

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Gaby! Sempre bom te ver por aqui *-*
      esses livros aí eu meio que tive sorte em achar, pq a maioria dos que tinha na escola era mesmo os de contos de fadas e tal. Falando nisso, meus contos preferidos são o da Branca de Neve e da Chapeuzinho (é engraçado que nos dois a cor vermelha se destaca de alguma forma, isso é estranho). E é engraçado que parece que era mais comum no nosso tempo as crianças aprenderem a ler com essa idade, né? Hj eles aprendem tão tarde...
      Um beijo!

      Excluir
  2. Adorei o post! Gosto muito de assuntos que lembram a infância! Essa coleção da Disney era um dos meus livros preferidos <3
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, essa coleção da Disney era muito amor, mesmo! Lembro de ter enjoado do livro um tempo depois que li todas as histórias, mas hj sinto uma falta danada dele! Um beijo!

      Excluir
  3. Não conhecia esses livros!!! Eu lembro que o primeiro livro que eu li foi Os Miseráveis, mas uma versão adaptada para crianças. Eu tinha 8 anos e lembro até hoje do livro (meu Deus, 20 anos depois! Ficando velha)

    Um beijo
    www.belezurasetravessuras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Eu também li Os Miseráveis, mas na adolescência (era uma adaptação do Walcyr Carrasco), e ainda hj amo a história! Esses livros aí do post eu recomendo mt, se vc tiver a chance, não deixe de ler *-* Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Essa é a box de comentários do A L L M I N E !

Allons-Y pra quem tem algo legal pra falar e não quer saber de disqus ou verificação de palavras! A box é do próprio Blogger, mas tá liberada pra todo mundo! Também, quem leu com atenção e tem alguma ressalva, elogio, experiência bacana pra contar e qualquer outra coisa que acrescente ao assunto do post ou tem alguma dúvida sobre o que foi falado, pois eu modero e respondo todos os comentários. Pra saber quando seu comentário foi aprovado, marque a opção “Notifique-me”!

Agora, Bye Bye Beautiful pra vc que só aparece pra jogar link e sair correndo, vem spamar, sai por aí carimbando “Amei!” e “Adorei!” mas não diz nada que acrescente ao post, é a (o) louca (o) do “Segui, segue de volta?” ou é troll e vem aqui ofender, vomitar preconceitos e perturbar os outros leitores com suas artes malignas. Volte para a sombra!

Leram essa semana