Blogagem coletiva: Tutorial da capa da TARDIS com E.V.A.




Oi, amigos, como estão? Espero que estejam bem =)

Hj tem mais uma blogagem coletiva (estou amando isso hahaha), mas dessa vez é um projeto do grupo Blogs Rock ‘n’ Roll, e o tema é DIY \o/

Antes de aceitar participar, pensei muito, pq não tenho talento nenhum com esse tipo de coisa, mas também levei em conta que tinha acabado de entrar no grupo e seria muito chato ficar de fora de um projeto assim, logo de cara. Então aqui está: um tutorial de capa de caderno com e.v.a. com a temática da TARDIS, de Doctor Who. Eu gosto muito da série e já az um tempo que queria fazer alguma coisa relacionada a ela, e então eis a minha chance =D A graça da capa com e.v.a. é que ela fica em relevo, o que por si só já é bem diferente, e se o tema for alternativo ou nerd/geek, melhor ainda <3

A foto que eu usei como base para as medidas e de onde tirei os detalhes das janelas e as placas "Police Box" e a da porta foi essa aqui embaixo. Como vc vai perceber nas fotos da minha capa pronta no final do post, eu imprimi em preto e branco (sem cartuchos em casa </3), mas é melhor vc imprimir em cores, pra deixar os detalhes bem visíveis. Também, se achar as cores fortes demais (no caso da impressão preto e branco), tente clarear a imagem com algum filtro ou no Photoshop (pensei nisso só depois de ter imprimido, então tá aqui o conselho). Imprima no tamanho original pra aproveitar esses detalhes do papel e colar sobre as peças de e.v.a., em vez de ter que desenhá-los à mão (se vc quiser tentar, ótimo, só estou tentando te poupar de mais trabalho)








O material que vc usar é simples e barato, coisa de papelaria mesmo (o que é ótimo caso a grana esteja curta e vc goste de inventar coisas hahaha)

- 1 folha de e.v.a. azul, ou 2 dependendo do tamanho da folha

- tesoura

- cola quente/instantânea

- caneta piloto (eu usei preta, mas azul escuro também é uma boa cor)

- caderno (do tamanho que vc quiser, mas dê preferência para os de capa dura)

- cola branca (pra colar os detalhes de papel)

- caneta esferográfica

- 1 folha com a imagem abaixo impressa:





Essas são as medidas que usei em cada peça. Eu enumerei as peças na ordem em que elas devem ser coladas na capa, pra facilitar. Mas antes dessa parte, vc precisa preparar a capa ok?

Primeiro, meça o tamanho da capa do seu caderno na folha de e.v.a. usando a régua e marque com a caneta esferográfica. Use a cola instantânea pra fixar na capa, e quando secar faça uma margem de 1 cm x 1 cm com a caneta piloto, se quiser. Vai ficar desse jeito:







Vc pode fazer isso só na parte da frente, mas será mais legal se fizer no verso tmb. Como a folha que comprei era menor do que parecia (sim, fui roubada!), aproveitei uma outra folha que a minha irmã tinha por aqui. Só um detalhe: depois que secar, é bom aparar as pontas irregulares com a tesoura (quando tirei a foto, ainda não tinha feito isso nem tinha desenhado as margens), o que também é importante pra vc verificar se alguma ponta do e.v.a. ficou sem cola. Os azuis são diferentes, mas o azul petróleo é o verso e ninguém se importa u.u




Sim, são os meus fones ali no canto (pq ninguém aguenta trabalhar sem música u.u)




Bom, quando essa parte da capa estiver pronta, é hora de montar a TARDIS.

Primeiro de tudo, vc vai usar as medidas na foto lá de cima pra cortar o e.v.a. O processo é o mesmo das capas: meça com a régua e a caneta, e corte. Depois, vai colar cada peça na ordem em que elas estão enumeradas.

Essas são as minhas peças depois de cortadas:







Aqui vai a identificação de cada peça de acordo com a foto das medidas:


Peça 1: a TARDIS em si, por assim dizer. Procure colar de forma centralizada, mas ligeiramente para baixo, pq acima dela vc colará 3 peças, e abaixo apenas uma.

Peça 2: vai ficar em cima da peça 1. É como se fosse o suporte para as portas.

Peças 3 e 4: são as portas.

Peças 5 a 12: são 8 peças ao todo. São os detalhes em cada porta. A distância entre cada um desses quadrados (de cima pra baixo) é mais ou menos de 5 mm.

Peça 13: é a base da TARDIS. Vc vai colar imediatamente embaixo da peça 1.

Peça 14: essa peça é a primeira que vc vai colocar no topo da cabine.

Peça 15: essa é um pouco menor que a 14 e vai ficar em cima dela.

Peça 16: é a “sirene” no ponto mais alto da TARDIS. Ela vai sobre a peça 15.

Peça 17: é a última. É aquela com a placa “Police Box”. Vc vai colar acima das portas e abaixo da peça 14.


Todas essas peças serão coladas com a cola instantânea, e é importante que vc espere cada uma secar pra colar a próxima.

Os detalhes das janelas, a placa dianteira logo abaixo delas e a de cima, bem como a parte branca da sirene podem ser colados no e.v.a. antes de essas peças serem coladas à capa (nesse caso vc pode usar a cola branca). As janelas são os dois primeiros quadrados das portas, de cima para baixo, e o aviso na porta é o quadrado do lado esquerdo logo abaixo das janelas. O puxador da porta (q eu não quis colocar) não precisa de medida: é só pegar alguma sobre do e.v.a. e cortar um tira bem fininha, e colar do lado direito, ao lado do segundo quadrado de cima pra baixo.

Depois que todas peças estiverem coladas e secas e os detalhes de papel acertados, vc vai usar a caneta piloto pra contornar a TARDIS, e aí a capa estará pronta \o/  Vai ficar assim:










E é isso ^^ Espero que me perdoem se alguma coisa ficou difícil de entender (bem como as fotos tiradas com a câmera do celular =P), mas como sempre digo, DIY é um desafio e tanto pra mim. Não tirei mais fotos pq fui fazendo essa capa na base da experimentação mesmo, e é complicado (pra não dizer chato) parar a cada momento pra tirar uma foto (fiz isso num outro tutorial, mas senti que isso atrapalhou um pouco o trabalho).

Mas essa é a minha parte do projeto, então o desafio está concluído o/


Um beijo e até o próximo post! =)



Comentários

  1. Respostas
    1. Oi, Tary! Fiquei desesperada sem saber o que fazer, aí o e.v.a. salvou o projeto hahaha
      Beijos!

      Excluir
  2. EU sou APAIXONADA pela série ♥ Assisti ela por completo no fim do ano e maratonei todas temporadas muito rápido . O que eu me arrependo, em partes ,porque agora a bonita esta em Hiatus #CHOREMOS .
    Amei a tua DIY . Me lembrou o diario da River ♥
    Blog: estacaonoventae7.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pathy essa série também tem sido minha paixão nos últimos tempos *-* também cometi o erro de ver todas as temporadas de uma vez, e agora vou ter que achar outra série pra passar o tempo enquanto ela não volta......
      e aquela capa do diário da River é meu sonho de consumo, quem sabe consiga fazer uma igual :P
      Um beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Essa é a box de comentários do A L L M I N E !

Allons-Y pra quem tem algo legal pra falar e não quer saber de disqus ou verificação de palavras! A box é do próprio Blogger, mas tá liberada pra todo mundo! Também, quem leu com atenção e tem alguma ressalva, elogio, experiência bacana pra contar e qualquer outra coisa que acrescente ao assunto do post ou tem alguma dúvida sobre o que foi falado, pois eu modero e respondo todos os comentários. Pra saber quando seu comentário foi aprovado, marque a opção “Notifique-me”!

Agora, Bye Bye Beautiful pra vc que só aparece pra jogar link e sair correndo, vem spamar, sai por aí carimbando “Amei!” e “Adorei!” mas não diz nada que acrescente ao post, é a (o) louca (o) do “Segui, segue de volta?” ou é troll e vem aqui ofender, vomitar preconceitos e perturbar os outros leitores com suas artes malignas. Volte para a sombra!

Leram essa semana